Perguntas Frequentes

<

- QUAIS OS CURSOS OFERECIDOS PELO CONSERVATÓRIO DE ITAJAÍ?

O Conservatório oferece cursos em 17 (dezessete) opções de instrumentos musicais: acordeon, bateria, canto, clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola de arco, violino e violoncelo.

- COMO O CURSO É ESTRUTURADO?

O Conservatório de Itajaí proporciona habilitação e qualificação profissional em instrumento musical, por meio de uma matriz curricular própria composta por disciplinas agrupadas em seis semestres, de acordo com o projeto pedagógico aprovado, disponível em: Projeto pedagógico . Além do instrumento específico o aluno estuda também disciplinas práticas e teóricas: teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação, totalizando 864 horas de formação.

- QUEM PODE REALIZAR O CURSO?

O curso regular é voltado para quem já é iniciado musicalmente e já tem alguma experiência no instrumento pretendido, ou seja, não visa a iniciação musical. O curso tem por objetivo capacitar e formar profissionais na área da música desenvolvendo habilidades específicas em instrumentos musicais, de modo a estarem habilitados para ingressar no mercado de trabalho.

- QUAL A IDADE MÍNIMA?

O conservatório admite alunos a partir de 15 anos de idade (deverá completar no primeiro ano de curso). Não existe limite máximo de idade.

- O CURSO É GRATUITO?

Sim, o Conservatório de Música de Itajaí é financiado pela Fundação Cultural de Itajaí, ao ingressar os alunos não possuem mensalidades a pagar.

- É POSSÍVEL FAZER MAIS DE UM CURSO SIMULTANEAMENTE?

Não, é vedada a vinculação em mais de um curso. Ao ingressar na instituição o aluno escolhe o instrumento que irá cursar, somente após de concluir o curso em uma das opções poderá cursar outro instrumento.

- QUAIS OS TURNOS OFERECIDOS E QUAL A FREQUÊNCIAS E DIAS DAS AULAS?

Ao ingressar o aluno escolhe um dos turnos (matutino, vespertino ou noturno) para frequentar as aulas, podendo ser alterado posteriormente a depender da disponibilidade de vagas. A frequências das aulas durante a semana no turno escolhido varia de acordo com o semestre (disciplinas a cursar) e o horário dos professores da instituição, variando de três a quatro dias na semana.

- QUAL O TEMPO MÍNIMO DE CURSO?

O curso possui duração mínima de seis semestres (três anos).

- COMO FUNCIONA O PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS?

Anualmente é lançado um edital público com vagas para novos alunos, que avalia o conhecimento prévio em teoria musical e no instrumento principal. Consulte os editais vigentes ou anteriores na página do processo seletivo: Processo Seletivo.

- É POSSÍVEL VALIDAR DISCIPLINAS JÁ CURSADAS EM OUTRAS INSTITUIÇÕES?

Sim, é possível validar disciplinas que possuem ementa e carga horária compatíveis com as do Conservatório de Itajaí, limitadas a 10% da carga horária do curso, que sejam oriundas de outros conservatórios ou instituições de ensino superior. Algumas disciplinas, como instrumento principal e prática de conjunto, não são possíveis validar.

- QUAL O PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO?

Músico profissional que poderá como instrumentista em grupos musicais, em estúdios de gravação e/ou desenvolvendo carreira artística solo.