Perguntas Frequentes

- QUAIS OS CURSOS OFERECIDOS PELO CONSERVATÓRIO DE ITAJAÍ?

O Conservatório oferece cursos em 17 (dezessete) opções de instrumentos musicais: acordeon, bateria, canto, clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola de arco, violino e violoncelo.

- COMO O CURSO É ESTRUTURADO?

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues tem como objetivo a formação do aluno(a), oferecendo habilitação e qualificação técnica profissional em instrumento musical. O curso conta com uma matriz curricular própria, composta por disciplinas agrupadas em seis semestres, totalizando 3 anos de estudo, conforme o projeto pedagógico aprovado em conselho deliberativo, disponível neste site.
Além do instrumento específico, o aluno(a) cursará disciplinas práticas e teóricas no turno escolhido no ato da inscrição: teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação, totalizando 900 horas de formação.

- QUEM PODE REALIZAR O CURSO?

O candidato(a) deve possuir conhecimento básico de teoria musical e alguma experiência no instrumento pretendido. O conservatório não visa a iniciação musical, mas sim a formação e capacitação profissional para atuação no mercado de trabalho.

- QUAL A IDADE MÍNIMA?

O conservatório admite alunos a partir de 14 anos completos no primeiro ano do curso. Não há limite máximo de idade.

- O CURSO É GRATUITO?

Sim. O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues é uma instituição pública, financiada pela Prefeitura de Itajaí e vinculada à Fundação Cultural de Itajaí, não havendo custos para o aluno(a).

- É POSSÍVEL FAZER MAIS DE UM CURSO SIMULTANEAMENTE?

Não. É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso. Após concluir um curso, o aluno(a) poderá prestar novo processo seletivo para outro instrumento.

- QUAIS OS TURNOS OFERECIDOS E QUAL A FREQUÊNCIAS E DIAS DAS AULAS?

No ingresso, o aluno(a) escolhe entre os turnos matutino, vespertino ou noturno, podendo haver alteração conforme disponibilidade de vagas. As aulas ocorrem normalmente de segunda a quinta-feira, com disciplinas distribuídas nos turnos disponíveis. Os horários são definidos conforme disciplinas e professores e divulgados no início de cada semestre.

- QUAL O TEMPO MÍNIMO DE CURSO?

O curso possui duração mínima de seis semestres (três anos).

- COMO FUNCIONA O PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS?

Anualmente é publicado edital público com 3 vagas por instrumento e por turno. O processo seletivo avalia conhecimentos prévios em teoria musical e no instrumento principal. Os editais vigentes e anteriores podem ser consultados no site do conservatório.

- É POSSÍVEL VALIDAR DISCIPLINAS JÁ CURSADAS EM OUTRAS INSTITUIÇÕES?

Sim, é possível validar disciplinas com ementa e carga horária compatíveis, limitadas a até 10% da carga horária total do curso, desde que oriundas de conservatórios ou instituições de ensino superior. Disciplinas como instrumento principal e prática de conjunto não podem ser validadas.

- QUAL O PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO?

O egresso estará apto a atuar profissionalmente como músico, integrando grupos musicais, bandas, estúdios de gravação e/ou desenvolvendo carreira artística solo.