Histórico

Itajaí é uma cidade marcada por manifestações culturais em diversas áreas. O Festival de Música que acontece há 20 anos consolidou o município como referência musical no país. No formato de mostra nacional e regional, oficinas, workshops, jamsession e roda de choro tem possibilitado aos músicos e estudantes o aprimoramento musical na busca pelo fazer artístico numa formação mais ampla e significativa.

Neste contexto nasce o Conservatório de Música de Itajaí fundado em fevereiro de 2007 por uma comissão formada pelo então superintendente da Fundação Cultural Lourival Andrade Junior, por Hilda Carolina Deola na ocasião diretora da Casa da Cultura Dide Brandão, pelos músicos Arnou de Melo e Renato Seara, pelo professor Normélio Weber e também pelo prefeito Volnei Morastoni.

Com o nome de Conservatório de Música Cidade de Itajaí teve como primeiro diretor o músico e professor Arnou de Melo. Em seus primeiros anos realizou uma parceria com o Núcleo de Música da Universidade de Campinas a Unicamp através do professor Doutor Rafael dos Santos que já vinha participando de eventos de formação musical em Itajaí. A Unicamp foi responsável por compor a grade curricular e fazer o processo seletivo dos alunos e professores. A primeira equipe de professores foi composta por Cássio Moura (guitarra e violão) Rodrigo Paiva (percussão), Djalma Cordeiro (contrabaixo), Felipe Moritz (saxofone e flauta), Giana Cervi (canto), Mari Leonel (piano) e Filipe Brahm (bateria).

Inicialmente o Conservatório foi instalado na Casa da Cultura Dide Brandão e em outubro de 2007 passou a funcionar em sua primeira sede localizada na Rua Eurico Adam, no Centro da cidade. Para celebrar a inauguração do espaço o Conservatório recebeu o show do Zimbo Trio no Teatro Municipal de Itajaí, os músicos do Zimbo Trio se tornaram oficialmente os padrinhos da escola.

“O Conservatório veio atender uma antiga reivindicação dos músicos da cidade, que tinham carência de uma formação continuada. Durante o Festival de Música em 2005 o Prefeito Volnei Morastoni deu carta branca para que a Fundação Cultural viabilizasse a implantação. Depois de visitarmos várias escolas de música, firmamos a parceria com a Unicamp” Lourival Andrade Júnior na ocasião superintendente da Fundação Cultural de Itajaí

Durante sua trajetória o Conservatório teve algumas modificações no corpo docente e também nas parcerias e convênios, passou a ter um projeto pedagógico independente e mudou mais duas vezes de sede, foi instalado no bairro São João na Rua Felipe Raiser, e por último, no bairro Fazenda na rua Cecília Brandão. Depois de Arnou de Melo teve como diretor o músico e professor Oliver Dezidério que permaneceu na direção por oito anos.

Em 2017 ano em que o Conservatório completa 10 anos de fundação, volta para as instalações da Casa da Cultura Dide Brandão e tem como diretor o músico e ex-aluno do conservatório Eliezer Patissi integram a equipe de coordenação os professores Arnou de Melo e Ricardo Paulleti.