Conheça todos os nossos professores
-
Alexandre Siquera Guitarra, Tecnologia e Prática de conjunto. Alexandre Siqueira de Almeida (Alexandre Siquera) é guitarrista, compositor e produtor musical. Mestrando em Música com ênfase em processos criativos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Única de Ipatinga/MG e Licenciatura Plena em Música pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC). Sua formação técnica inclui um curso em Guitarra pelo Conservatório Estadual de Música JKO, onde atuou como docente por cinco anos. Professor do curso de Bacharelado e Licenciatura em Música da UNIVALI, Itajaí/SC e Coordenador do projeto “Musicista Univali”, que promove apresentações de bolsistas solistas e de formações de Duo, Trio e quarteto. Foi professor de Canto Coral no Projeto Arte nos Bairros de (2005 à 2006), Regente do Coral adulto ProArte de Itajaí de (2007 à 2008). Como cantor, guitarrista e compositor da banda "Hot Rats", lançou o álbum "Magnolia" (2017) e o videoclipe "Two Realities" (2021), ambos reconhecidos pela crítica internacional. Guitarrista e arranjador do grupo de música instrumental brasileira "Confluência" com o Álbum "Duo" lançado em 2022. Produziu Álbuns, EP’s, Singles, trilha sonora, de diversos estilos musicais, álbuns relacionados a cultura popular e materiais educativos institucionais como o “Cantos e Encantos do Mar" do grupo Afroindígena de Antropologia Cultural Umbandaum, gravado na cidade de Caravelas, Bahia e do livro/CD "Memórias do Mar, gravado e postumamente distribuído para todas as bibliotecas do SESC do país, álbum e livro dedicados à educação para a preservação da fauna marinha do Brasil. Empresas e artistas como: Petrobrás, JBL, Rally dos Sertões, Música Orgânica, Luciano Candemil, Chico Preto e a Dita Cuja, Sarau Afro Açoriano, Aline Vieira, Oros Boros, Giovanni Sagaz, Hot Rats, Os Extintos, Casa de Orates, Coral Univali, dentre outros.
-
Arnou de Melo Prática de Conjunto, Contrabaixo Acústico; Banda do Conservatório Arnou De Melo é músico contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo BIT - Bass Institute of Technology do MI - Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia em 1990, tendo recebido o prêmio de “Outstanding Student of the Year”. É diretor musical do Festival de Música de Itajaí e diretor da Orquestra Natal Encanto de Itajaí. Foi diretor Musical do FEMIC (Festival da Música e da Integração Catarinense) de 2007 a 2010. Apresenta em sua discografia três trabalhos: O primeiro CD solo intitulado "Fantasia" (2009) o CD “Soprando Baixo” (2014) em duo com saxofonista Gledison Zabote e em 2019 lança o CD “Monções” projeto contemplado pelo circuito SESC de Música em 2015 que circulou por 25 cidades do estado de Santa Catarina. Com esses e outros trabalhos realizou turnês nacionais e internacionais participando de festivais de música na Itália, Espanha e Austria. Com mais de 40 anos de carreira vive em Itajaí (SC), onde produz diversos artistas e também seu trabalho de música brasileira e jazz.
-
Bárbara Damásio Canto; Montagem de Espetáculo; Assessoria de Comunicação Bárbara Damásio é cantora, educadora musical e jornalista. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em 2010. Especialista em Educação Musical pela (UNIVALI) 2017/II e Mestranda em Gestão de Políticas Públicas também pela Universidade do Vale do Itajaí. Ministra Oficinas de Musicalização Infantil, Técnica Vocal e Canto Coral na Associação Proarte de Itajaí há 11 anos na instituição também atua na gestão de projetos sociais em Música e Cidadania e em 2017 através do Convênio da Proarte com o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues passa a atuar também na Assessoria da Direção do Conservatório e na regência do Coral Infanto Juvenil do Conservatório. Em 2010 gravou o DVD “Você é mesmo essa flor” que contou com a participação da cantora Elza Soares.Com o projeto “Voceê é mesmo essa flor” Bárbara realizou uma turnê por 27 cidades de SC pelo Circuito SESC de Música 2016 junto aos músicos Arnou de Melo (contra baixo), Davi Sartori (piano) e Willian Goe (bateria). Desde 2010 apresenta e produz na Rádio Univali FM 94,9 o programa de entrevistas "Conversa Improvisada" que traz em sua linha editorial a produção da música instrumental catarinense e projetos de música independentes.
-
Cristiane Muller Canto Coral; Percepção e Apoio Técnico Pedagógico Graduada em Licenciatura em Música e Mestre na área de Musicologia com pesquisa sobre o Coro Cênico no Brasil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professora titular da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música e ministra as disciplinas de Canto, Percepção Melódica e Estágio Supervisionado. Como pesquisadora participa do grupo de Música, Educação e Cultura da mesma universidade. Por meio da LIC de Itajaí, tem um projeto contemplado sob a temática do Boi de Mamão, e lançará um livro de partituras do folguedo. Em 2018 participou do octeto vocal "Bruxas e Musas", com direção e regência do Maestro Pablo Trindade no Rio Grande do Sul e do projeto itajaiense "Vem Ver nosso Boi brincar", fazendo os vocais no show da cantora Natália Pereira. Possui experiência na área musical com ênfase em grupos vocais, percepção e direção vocal.
-
Daniele Girardello Violino, Viola de Arco e Grupo de Cordas Natural da região do Veneto, na Itália, Daniele Girardello iniciou seus estudos aos oito anos de idade. Formou-se no curso de Violino do Conservatório “G. Frescobaldi” de Ferrara sob a orientação do Professor Ugo Poggi. Posteriormente, realizou o estudo avançado do repertório violinístico com o concertista Domenico Nordio. Desenvolveu uma intensa atividade musical com diversas orquestras italianas, entre elas, Orchestra Città di Ferrara, Orchestra Sinfônica di Sanremo e Orchestra Sinfonica Haydn de Bolzano. Com a renomada “Orchestra da Camera di Venezia - L’Offerta Musicale”, participou de festivais e realizou turnês por toda a Europa, e também em diversos países da Ásia, África e América. Lecionou no conservatório Girolamo Frescobaldi (Ferrara/Italia) e ocupou a cadeira de professor de violino na escola Media Statale (Comacchio/Italia). Radicado no Brasil desde 2002, tornou-se referência no ensino do violino e atualmente além de ser spalla/solista da Orquestra de Câmara de Blumenau, desde 2006 ocupa o cargo Diretor Artístico.
-
Duda Cordeiro Contra Baixo Elétrico; Apreciação; Prática de Conjunto; Grupo de Contrabaixo Djalma Bianco Cordeiro (Duda Cordeiro) é professor no Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues desde 2007. Possui Licenciatura em Música e Especialização em Educação Musical pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua nas áreas de apreciação musical e prática instrumental e também como contrabaixista com intensa atividade em espetáculos e gravações. Atualmente desenvolve a pesquisa de mestrado “O que é tonicalização? Entendimento em uso e a conceituação tipológica proposta por Schenker” junto à linha de pesquisa Teoria e História do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Junto a banda instrumental Samburá lançou o CD "fim do Começo" (2010), o DVD "Samburá ao Vivo" (2011) e o CD “Ecos” (2016) com turnês no Brasil e Argentina. Integra os trabalhos de vários artistas da região. Em 2017 lançou de forma independente o disco Magnólia com a banda de Rock and Roll Hot Hats.
-
Elaine Calove Projetos Culturais Especialista em Gestão Cultural, formada em Produção Executiva para TV e Cinema pela Academia Internacional de Cinema, Bacharela em Letras com Habilitação em Tradução e Interpretação e musicista, atualmente é diretora e produtora cultural na Eniale Produções e Consultoria. Foi Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí (biênio 2020-21), além de ser integrante das Câmaras Setoriais de Audiovisual, Produção Cultural e Música. Foi Conselheira do Conselho Municipal de Patrimônio de Itajaí (biênio 2020-21) e faz parte da Diretoria do Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine); é colaboradora da Comissão de Artes e Cultura da OAB-SC e Conselheira da Cinemateca Catarinense. Foi por 10 anos sócia-diretora da Café Maestro Produções, produtora em que atuou como produtora executiva e gestora de mais de uma centena de projetos em âmbito municipal, estadual e federal.
-
Elisa Cordeiro Canto; Curso Técnico Preparatório ELISA CORDEIRO é uma artista Itajaiense que se destaca no cenário cultural da cidade e da região há mais de uma década. Com notável competência e musicalidade, ela promove seu trabalho valorizando a riqueza da música popular brasileira através de sua voz e performance. Cantora, Instrumentista, Compositora, Educadora Musical e Produtora Cultural, Elisa possui Habilitação Técnica em Canto pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e é graduada em Licenciatura em Música pela UNIVALI. Atualmente, está cursando Pós-graduação em Canto Popular na FETES. Elisa concentra o fazer artístico nas áreas de educação musical e música popular brasileira, atuando em instituições de ensino, assessorias musicais, gravações, festivais e projetos culturais. Já se apresentou em eventos e locais de grande relevância para a cultura regional, como a Marejada, Mercado Público de Itajaí, Casa da Cultura Dide Brandão, Festival de Música de Itajaí, Festival da Canção de Balneário Camboriú, entre outros; e seus shows contam frequentemente com a colaboração de renomados músicos de Santa Catarina, o que valoriza e enriquece ainda mais sua expressão artística.
-
Evandro Hasse Saxofone; Clarinete; Flauta Transversal, Trompete; Trombone; Formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 2014). Evandro Hasse é Multi Instrumentista.Iniciou seus estudos musicais com o trombone aos nove anos, na banda Municipal de Balneário Camboriú (SC). Atualmente toca trombone de vara, trompete, saxofone, flauta transversal e percussão. Ministra aulas particulares de sopro e Master Class para Metais e Madeiras. É professor do Conservatório de Música de Itajaí nos cursos de Sopros e Prática de Conjunto desde o ano de 201.Participa de diversos trabalhos e gravações de artistas de Itajaí e região, destaque para Arnou de Melo, Bárbara Damásio, Daniel Montero, Giana Cervi, Rafaello de Góes e Ricardo Pauletti. Integra também os grupos Samburá, Siriguidum, Trio Americanto, Onda Jazz e Banda Itajazz. É professor do projeto sócio cultural Arte nos Bairros da Fundação Cultural de Itajaí.
-
Giovanni Sagaz Piano; Grupos de Estudo. Giovanni Sagaz, músico, compositor, pianista, tecladista, contrabaixista e violonista. Formado em Licenciatura em Música e Bacharel em Música (Instrumento Piano e Contrabaixo) Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Em sua carreira solo, lançou em 2012 o DVD Giovanni Sagaz interpreta Ernesto Nazareth, que gravou no Teatro Municipal de Itajaí ao piano, somente músicas de Ernesto Nazareth em seu arranjos originais; Em 2017 lançou o álbum Ainda é Tempo, onde gravou somente músicas inéditas de compositores de região de Itajaí; em 2021 está lançando o Álbum Seguindo o Momento da Banda ItSit, ao lado de Marcelo Cássio, somente com composições da banda. Já dividiu palco com diversos artistas conceituados e grandes nomes da música brasileira, como: Arismar do Espirito Santo, Renato Borghetti, Toninho Horta, Sandro Haick, Daniel d’Alcantara, Jorginho do trompete, Arnou de Melo, Serginho do Trombone, Rubens Azevedo, Jorge Oscar, Délia Fisher e mais. Já tocou em aberturas de shows de Mike Stern, Piano Orquestra, Francis Hime, Hélio Delmiro, Azymuth, Vanessa da Mata, Martinho da Vila, Belchior, Roupa Nova, Paralamas do Sucesso entre outros.
-
Jean Boca Percussão e Rítmica. Jean Boca é baterista e percussionista, participa como instrumentista de vários grupos e com artistas solo em Santa Catarina e em todo Brasil. Já atuou em países como Argentina, Chile, Alemanha, Austrália e Itália. É bacharel em música pela UNIVALI e pós-graduando em musicoterapia pela Censupeg.
-
Josias Pimentel Introdução à improvisação; Improvisação Avançada Josias Pimentel é natural de Mogi das Cruzes/SP, radicado em Balneário Camboriú/SC desde 2001. Graduou-se em Licenciatura em Música pela Universidade do Vale do Itajaí | UNIVALI, (2014-2018) onde foi reconhecido com Honra ao Mérito. Além disso, possui formação em guitarra e violão pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, (2012-2014) e (2016-2018) respectivamente. Sua trajetória musical é rica e diversificada, marcada pela participação na Camerata de Violões de Itajaí, onde se apresentou em diversos concertos entre 2014 e 2020. Josias também se dedicou à pesquisa musical durante a graduação, resultando na publicação do livro “Cantigas do Boi de Mamão Catarinense: Versões e Partituras”, em parceria com Cristiane Müller e Natália Pereira. Nos últimos anos, ele tem colaborado com músicos renomados e lançado seus trabalhos autorais. Em 2021 participou do Baile de Gafieira “Bebê Kramer & Magnífica Gafieira”, seguido da gravação do álbum “O Som de Paulo Moura por Músicos Catarinenses”. Em 2023 lançou seu primeiro álbum autoral de composições inéditas, intitulado “Temporais | Susi Brito e Josias Pimentel”, com a participação de artistas de destaque como Alegre Corrêa, Bebê Kramer, Jaques Morelenbaum, Sandro Haick e Sergio Coelho. Seu mais recente trabalho “O Tempo e o Som | Alegre Corrêa e Josias Pimentel” foi lançado em 2025, consolidando sua parceria musical com o premiado músico Alegre Corrêa.
-
Josimar Cordeiro Acordeon Josimar José Cordeiro é natural de Luiz Alves – SC, possui formação particular em Acordeon com o Prof. Sidney Omar Zocatteli, é graduado no Curso de Licenciatura em Música (2009-2014) e possui uma Pós graduação em Educação Musical (2014-2015) pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Atuou como acordeonista e tecladista da banda Tipo Exportação durante 17 anos. Atualmente é professor na Escola de Música Arte Musical de Luiz Alves (desde 2007) e Próarte de Itajaí (desde 2012). Também é professor da disciplina de Educação Musical nas escolas municipais de Luiz Alves (desde 2022).
-
Luciano Candemil Percussão e Rítmica. Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Mestrado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui formação diversificada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), incluindo Bacharelado em Música (Percussão Popular) com Mérito Estudantil, Licenciatura em Música e Especialização em Educação Musical. Atua como músico, percussionista, compositor, professor, pesquisador e produtor musical, com foco em cultura afro-brasileira e afro-diaspórica, seus ritmos e instrumentos de percussão. Sua produção acadêmica abrange artigos e comunicações apresentados em congressos nacionais e internacionais, textos publicados em livros e nos principais periódicos da área da música, bem como, é autor do livro didático musical Percussão Catarina. É idealizador, coordenador e ministrante de oficinas e palestras do Projeto Percussão Catarina. Tem vasta experiência com projetos musicais de cunho social voltados para pessoas com deficiência.
-
Luciano Stima Teoria Musical; Tecnologia em Música; Harmonia; História da Música. É natural de Curitibanos (SC) e vive em Itajaí desde 2003. Estudou violão clássico com João Adão Bueno (Caçador/SC) e Marcos Bonilla (Florianópolis/SC). Desde os 14 anos atua como guitarrista em bandas e acompanha artistas de diversos estilos, participando de shows, gravações e produção de eventos. Tocou na banda Syndrome (Balneário Camboriú) com a qual gravou dois discos, um EP e fez shows pelo Brasil e Argentina. Formou-se pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no curso de Licenciatura em Música, onde estudou violão popular com Acácio Tadeu Piedade. Durante a graduação passou a lecionar guitarra e violão clássico/popular em escolas de música de Florianópolis. Desde 2004 é parceiro e produtor da cantora itajaiense Mari Monteiro em diversos projetos: direção musical de shows, produção de videoclipes, produção musical e arranjos do álbum “A Bela é a Fera”, além de diversos eventos de cunho sócio cultural. É professor de violão e guitarra no Sesc de Itajaí desde 2007. Em 2009 ingressou no corpo docente do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, onde atualmente leciona as disciplinas de Teoria Musical, Harmonia, Tecnologia em Música e História Geral da Música.
-
Mário César Nascimento Junior Bateria; Rítmica. Baterista, Percussionista, Educador Musical e Produtor Cultural. Formado em Licenciatura em Música (2013) pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) com Honra ao Mérito. Foi aluno especial do Mestrado em Música da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) em 2013 e pós graduando em Educação Musical e Práticas Musicais pela UNIVALI. É coordenador das oficinas do Festival de Música de Itajaí desde 2017 e produtor e curador do projeto “Percussão em Foco”. Professor de bateria da Associação Proarte de Itajaí e atua com baterista de diversos trabalhos de artistas do cenário da música independete de SC tendo realizado mais de vinte projetos em estúdio. É endorsee das baterias KR Custom Drums, e Pratos Istanbul Mehmet Cymbals realizando workshops em todo o sul do Brasil. Realizou turnês internacionais junto ao grupo de música instrumental Sambura e com o músico Ricardo Paulleti. Em 2017 lançou de forma independente com a banda HOT RATS o disco Magnólia.
-
Micael Graciki Guitarra; Prática de Conjunto; Violão Infanto Juvenil Micael Graciki é guitarrista, produtor cultural e professor de música. Ao longo de sua trajetória, realizou trabalhos com bandas e artistas renomados como Terravista, Chico Preto, Itajaí Big Band, Siri na Lata, Micareta Brasil, Banda Intermezzo, Honey Dripp, Luan Cavalleri e Grupo, além de liderar o grupo instrumental Micael Graciki Quarteto. Micael iniciou seus estudos no violão ainda na adolescência, começando sua carreira nos palcos muito jovem e atuando como músico oficial e freelancer em diversas apresentações e gravações. Movido pelo desejo de profissionalização, ingressou no Conservatório de Música Popular de Itajaí, onde teve aulas com o guitarrista Cássio Moura. Foi lá que descobriu sua paixão pela música brasileira e pelo jazz. Micael já dividiu o palco e colaborou em gravações com artistas de destaque, como Luiz Meira, Mazin Silva, Chico Martins, Moriel Costa, Dinho Stormowsky, Ana Paula da Silva, Alegre Corrêa, Rafael Calegari, Bruno Moritz, Paulo Gekas, Elisa Cordeiro, Arnou de Melo, Sandro Haick, Cuca Teixeira e muitos outros ícones da música brasileira.Com formação em Música pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí (2012) e graduação e pós-graduação pela UNIVALI (2015), Micael conquistou diversos prêmios em Festivais da Canção regionais, bem como integrou projetos de audiovisuais, discos e a produção de shows importantes para a cultura estadual.
-
Ricardo Pauletti Violão, História da Música; Arranjo, Grupo de Choro e Coordenação Pedagógica. Violonista, compositor e arranjador. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí desde 2009. Apresenta em sua discografia o álbum “Variações Brasileiras” (2011), o álbum “Choro de Faia” (2014) e o DVD “Ricardo Pauletti Trio” (2015), trabalhos instrumentais que contaram com a participação de grandes músicos como Nailor Proveta, Ricardo Herz, Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro. No final de 2018 lançou o álbum “Palavra da Canção”, inteiramente dedicado a canção com a participação de artistas como Badi Assad, Paula Santoro e Jota Moraes. Na sua trajetória artística conta com a participação em importantes instituições e festivais em diversas cidades do Brasil e de países como Espanha, França, Argentina, Chile, Peru e México.
-
Thales Nunes Professor Curso Preparatório Natural de Registro/SP, Thales Nunes é violonista, compositor e arranjador. Formado em violão pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Nieheus e em Licenciatura em Música pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É mestrando em Interpretação e Criação Musical pela UDESC. Foi presidente da Câmara Setorial de Música e Conselheiro de Políticas Culturais do município de Balneário Camboriú nos anos de 2016 e 2017. Desde 2013 é professor de violão no projeto Oficinas do município de Balneário Camboriú onde também atuou como arranjador do Coro Municipal. Possui vasta experiência no ensino coletivo de violão para crianças e adolescentes. Em sua discografia conta com dois discos independes “Cantiga” junto ao Duo Backer (2014) e “Cantábile” (2015) de música autoral instrumental que foi considerado pela crítica especializada um dos 20 melhores lançamentos de música instrumental do ano, por meio do projeto “os 100 melhores da música brasileira”, do portal embrulhador.com. Para 2019 produz o albúm “Suite Caiçara” também em parceria com as musicistas Marcela e Rafaela do Duo Backer.
-
Victor Hugo Ruiz Violoncelo Estudos: Escola Universitária de Música(Uruguai): 2002 até 2008. Estudos extra curriculares: Curso de atualização profissional ministrado por German Prentki2002,2003,2004 2005-e.u.m. Curso de Violoncelo e Música de Câmara ministrado por integrantes do Ensamble Bach de Viena: violoncelo-Wolfgang Ender e Música de Camara -Hans C. StekelCurso com violoncelistas do Sexteto da cidade de Granada(espanha) Curso com Alvaro Bitran (violoncelista do Quarteto Latinoamericano) Curso com Myriam Santucci (docente e solista em Bs As) Festival latinoamericano de violoncelos - ministrado pelo Maestro Eduardo Vasallo(Arg-Inglaterra) Festival de Santa Catarina FEMUSC, edições de 2009-10-11-12—13-14