Institucional

Criado através da Lei Municipal nº 4.829 de vinte de junho de 2007, e órgão ligado à Fundação Cultural de Itajaí, o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues é uma escola pública de formação profissional em música. O Conservatório oferece cursos com duração de três anos em onze opções de instrumentos musicais: piano, violão, contrabaixo, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, flauta, trompete e trombone. Além do instrumento específico o aluno estuda também as disciplinas prático-teóricas como: teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação totalizando 900 horas de formação. Os alunos são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí, através da Fundação Cultural.

Para ingressar em um dos cursos é preciso realizar o processo seletivo que acontece anualmente e em duas etapas: prova teórica e prova prática. As aulas são oferecidas nos turnos matutino, vespertino e noturno, com três vagas de cada instrumento por turno. Após aprovado no processo seletivo o aluno frequentará as aulas no turno escolhido.

O conservatório oferece ainda um curso preparatório de formação básica em teoria musical com duração de um semestre para alunos que desejam realizar as provas de seleção. A instituição oferece também um programa de atendimento a comunidade com aulas de violão em grupo para crianças de 07 a 14 anos e eventos de formação complementar como oficinas, workshops e concertos didáticos.

O Conservatório conta com uma equipe de professores habilitados com experiência musical comprovada que participam ativamente do cenário da música no estado de Santa Catarina e também no Brasil e exterior.

O aluno formado no Conservatório de Música Popular de Itajaí está habilitado para ingressar no mercado de trabalho atuando na área de performance musical em diferentes seguimentos

O conservatório fica localizado junto à Casa da Cultura Dide Brandão
Rua Hercílio Luz, 655 - Prédio Histórico em Itajaí/SC.
Contato: 47 3344-3895 e 47 3349 1665
Email: cmpconservatorio@gmail.com