Institucional

Criado por meio da Lei Municipal nº 4.829 de vinte de junho de 2007, e órgão ligado à Fundação Cultural de Itajaí, o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues é uma escola pública de formação profissional em música. O Conservatório oferece cursos com duração de três anos em quinze opções de instrumentos musicais: piano, acordeon, violão, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, flauta, trompete, trombone, violino e viola de arco. Além do instrumento específico o aluno estuda também as disciplinas prático-teóricas como: teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação totalizando 824 horas de formação. Os alunos são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural.

Para ingressar em um dos cursos é preciso realizar o processo seletivo que acontece anualmente e em duas etapas: prova teórica e prova prática. As aulas são oferecidas nos turnos matutino, vespertino e noturno, com três vagas de cada instrumento por turno. Após aprovado no processo seletivo o aluno frequentará as aulas no turno escolhido.

O conservatório oferece ainda um curso preparatório de formação básica em teoria musical com duração de um semestre para alunos que desejam realizar as provas de seleção. A instituição oferece também um programa de atendimento a comunidade com aulas de violão em grupo para crianças de 07 a 14 anos e eventos de formação complementar como oficinas, workshops e concertos didáticos.

O Conservatório conta com uma equipe de professores habilitados com experiência musical comprovada que participam ativamente do cenário da música no estado de Santa Catarina e também no Brasil e exterior.

O aluno formado no Conservatório de Música Popular de Itajaí está habilitado para ingressar no mercado de trabalho atuando na área de performance musical em diferentes seguimentos

O conservatório fica localizado junto à Casa da Cultura Dide Brandão
Rua Hercílio Luz, 655 - Prédio Histórico em Itajaí/SC.
Contato:  47 3349 1665
Email: cmpconservatorio@gmail.com