Como ingressar

O Conservatório oferece cursos com duração de três anos em quinze opções de instrumentos musicais: acordeon, bateria, canto, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola de arco e violino. Além do instrumento específico o aluno estuda também as disciplinas prático-teóricas como: teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação totalizando 864 horas de formação, conforme projeto pedagógico da instituição, disponível em (https://conservatorio.itajai.sc.gov.br/projeto-pedagogico). Os alunos são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí, através da Fundação Cultural.

Para ingressar em um dos cursos é preciso realizar o processo seletivo que acontece anualmente e em duas etapas: prova teórica e prova prática. As aulas são oferecidas nos turnos matutino, vespertino e noturno, com três vagas de cada instrumento por turno. Após aprovado no processo seletivo o aluno frequentará as aulas no turno escolhido.

Na prova de teoria musical o candidato será avaliado quanto a conhecimentos sobre conceitos básicos da música e à aplicação desses conceitos. A prova de teoria musical abrange os seguintes conteúdos: leitura nas claves de sol e fá; valores rítmicos (figuras e pausas); regras de notação e gráfica musical; compassos simples e compostos; unidades de tempo e de compasso; escalas: maior, menor natural, menor harmônica e menor melódica; círculo de quintas; escalas relativas; intervalos; inversão de intervalos; tríades; sinais de andamento, dinâmica e expressão; sinais de repetição.

A prova prática deverá ser executada no instrumento ou voz, conforme inscrição, na qual será avaliado o desempenho técnico-interpretativo do candidato, devendo este apresentar:

a) Uma peça de livre escolha;

b) Uma peça de confronto, comum a todos os candidatos que é disponibilizada 30 dias antes da realização da prova;



Clique aqui para acessar a página do PROCESSO SELETIVO
QUEREMOS SABER QUEM É VOCÊ - FORMULÁRIO DE INTERESSE